Coworking em condomínios: tendência que veio para ficar
Redação por INOV9, 31/10/2023
O pós-pandemia deixou diversas marcas em nossa sociedade, com comportamentos e tendências que antes não eram tão vistos, mas que agora já fazem parte do nosso dia a dia.
E, nesse sentido, trabalhar de casa tem se tornado cada vez mais a realidade de muitas pessoas nos últimos tempos, especialmente pela facilidade e conforto que o home office ou modelo híbrido proporciona.
De acordo com o IBGE, são 6,9 milhões de brasileiros que trabalham em casa, um crescimento de aproximadamente 50% desde 2019, no período pré-pandemia.
Desde então, os espaços de coworking em condomínios ganharam destaque por proporcionarem um ambiente totalmente adequado para as pessoas realizarem suas tarefas, sem necessariamente precisar se afastar de casa.
Se essa é sua realidade também, que tal conhecer mais das vantagens de um coworking em condomínios? Assim você já sabe o que ter em mente na hora de comprar o seu futuro apartamento.
Mas antes, vamos entender como esses espaços compartilhados de trabalho funcionam em um ambiente residencial?
Continue a leitura!
O que é um coworking?
O termo “coworking” surgiu em 1998, mas foi herdado e concretizado pelo americano Brad Neuberg em 2005, que criou o primeiro espaço de coworking em São Francisco, nos Estados Unidos. Neuberg queria criar um ambiente onde as pessoas pudessem trabalhar de forma colaborativa e compartilhar ideias.
O conceito de coworking rapidamente se espalhou pelo mundo, e hoje existem coworkings em todos os continentes. No Brasil, o primeiro coworking foi inaugurado em 2008, em São Paulo.
Em suma, os coworkings são espaços físicos onde pessoas de diferentes empresas, profissões ou áreas de atuação compartilham um ambiente de trabalho.
Esses espaços geralmente oferecem uma variedade de recursos, como mesas, cadeiras, internet, impressoras, salas de reunião, TVs, quadros brancos, e até mesmo serviços de limpeza e café.
É claro que o mercado imobiliário não ia ficar de fora dessa tendência e começou a implementar o coworking em condomínios, pensando no conforto e comodidade dos futuros moradores do local.
O coworking nos condomínios é voltado aos moradores que trabalham de casa, mas que, por algum motivo, precisam de um espaço equipado, estruturado e de tranquilidade para trabalharem. Ou apenas para sair da rotina e não viver mais do mesmo.
Nos condomínios, esses espaços costumam não oferecer nenhum valor extra mensal, já estando incluso na taxa condominial.
Fora isso, existem vantagens únicas. Confira!
Vantagens de ter um coworking no condomínio
Estrutura completa
Conforme falamos acima, o coworking em condomínios são espaços pensados para quem precisa se dedicar ao trabalho. Então, geralmente eles costumam ser equipados com tudo o que é necessário para você realizar as suas demandas com tranquilidade.
Afinal, imagine que, de uma hora para outra, você fique sem internet no seu apartamento? O coworking do seu condomínio vai te ajudar a não ficar na mão, com wi-fi, mesa, tomadas e tudo o que você precisa para não perder uma reunião importante, por exemplo.
Ambiente calmo e tranquilo, perfeito para reuniões
Uma das maiores reclamações de quem trabalha de casa, é que muitas vezes as pessoas que vivem com elas não entendem que é um horário de trabalho normal. Então, acabam atrapalhando com conversas, barulhos, músicas altas, etc.
Ou até mesmo aquele vizinho que vivem em obras e não dá para se concentrar com o barulho.
Ainda bem que os coworkings em condomínios são espaços pensados para o seu foco. Ou seja, costumam estar em ambientes estratégicos, fechados e com bom isolamento acústico para que nada te distraia.
E quem vai para lá, com certeza quer o mesmo que você: tranquilidade. Então dificilmente você encontrará uma grande multidão, falando alto ou gritando, que possam te atrapalhar.
Flexibilidade
Os moradores podem utilizar o espaço de coworking conforme sua conveniência, o que é particularmente útil para aqueles que têm horários de trabalho flexíveis.
Mesmo com horários de funcionamento pré-definidos pelo regimento interno, ainda é bastante viável, pois os coworkings em condomínios costumam se estender até, aproximadamente, 20h ou 21h, assim como as demais áreas de lazer.
Perto de casa, mas sem distrações
Sabe quando você está em casa trabalhando e dá aquela vontade de deixar tudo de lado e ir fazer outra coisa? Jogar videogame, assistir TV ou até mesmo limpar a sua casa? Isso pode ser até bom, desde que você não esteja cheio de tarefas, precisando de foco mais do que tudo.
Sendo assim, o coworking em condomínios te livra das distrações que sua casa tem, oferecendo apenas o necessário para você realizar o seu trabalho.
Viu quantas vantagens? Ter um coworking bem pertinho de você é um diferencial e tanto. Mas, além do coworking, você sabia que existem outros diferenciais que podem mudar a sua vida para melhor?
Confira o nosso conteúdo → Diferenciais de Lazer: saiba as comodidades que um condomínio pode oferecer