Apartamentos compactos: confira as vantagens deste tipo de imóvel
Redação por INOV9, 28/02/2023
A pandemia mudou a perspectiva de muita gente sobre o significado de qualidade de vida e então, os apartamentos compactos começaram a se destacar no mercado imobiliário.
Sendo assim, quando a maioria das pessoas se viram obrigadas a trabalhar em casa, perceberam que seria difícil retornar a rotina diária do deslocamento casa-trabalho.
Portanto, muita gente começou a procurar seu próprio cantinho. Ou seja, sair da casa dos pais ou pegar sua família e se mudar para um local menor, mas com uma infraestrutura melhor!
Aí entram os apartamentos compactos, tema do nosso blog de hoje! Continue a leitura para saber mais sobre essa tendência!
CARACTERÍSTICAS
Inicialmente, a principal característica dos apartamentos compactos é, obviamente, o tamanho. Segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio, a metragem média dos apartamentos de até um dormitório caiu 40% em uma década na capital paulista, indo de 46,1 m² para 27,5 m² até 2021.
Seguindo nessa direção, os apartamentos de dois quartos ficaram ainda mais compactos: de 57,5 m² para 42,3 m².
No geral, a média é que os apartamentos compactos com um dormitório ou tipo Studio tenham cerca de 45 m².
Portanto, indo além nas características, a praticidade é um fator determinante que tem atraído tantas pessoas para os apartamentos compactos.
Afinal: pessoas solteiras e que moram sozinhas não precisam de um lugar grande para morar; casais sem filhos economizam mais se optarem por morar em um local pequeno; casais com filhos entenderam que podem criar uma criança com pouco espaço.
Além disso, um empreendimento de apartamentos compactos oferece tudo o que uma pessoa precisa, conforme a próxima pauta que vamos avaliar.
INFRAESTRUTURA
Para começar, os projetos arquitetônicos dos empreendimentos compactos oferecem prédios modernos, sofisticados, espaço otimizado e lazer completo.
A maioria dos empreendimentos com apartamentos compactos oferece: Piscina, Coworking, Academia, Bicicletário, Lavanderia, Rooftop gourmet, Churrasqueira, Espaço delivery.
Sendo assim, para compactar ainda mais o espaço e deixá-lo mais otimizado, as áreas comuns são muito integradas e áreas de serviço não existem. A lavanderia comunitária é um exemplo claro.
Quem mora em apartamentos compactos também não precisa se preocupar com grandes manutenções e com o valor alto do IPTU, já que as áreas são pequenas.
Como a maioria das pessoas pode ficar o dia fora de casa, o empreendimento ganha mais tempo em conservação.
SAIBA MAIS -> O que você precisa saber antes de comprar um apartamento?
LOCALIZAÇÃO
A localização é outro fator determinante para o boom dos lançamentos imobiliários de apartamentos compactos.
Nesse sentido, a grande maioria dos empreendimentos está localizada em regiões que oferecem infraestrutura completa com comércio, mercado e, principalmente, acesso ao transporte público e a importantes vias de acesso.
Como boa parte dos moradores de apartamentos compactos são pessoas solteiras que prezam pelo transporte público, é comum andar pela cidade e avistar esses empreendimentos próximo a estações de metrô.
Por isso, a maioria dos empreendimentos substituiu as vagas de garagem por bicicletários.
PERFIL DO MORADOR
O estilo de vida reflete muito na moradia de uma pessoa. Por isso, os apartamentos compactos são pensados essencialmente para:
Jovens – quem saiu da casa dos pais e foi morar sozinho (a) ou quem trocou de cidade para estudar ou trabalhar.
Jovens casais – quem quer começar a vida a dois no seu próprio cantinho e ainda não tem filhos ou casais que tem apenas um filho.
Adultos – quem saiu de um casamento e não tem filhos; quem saiu de um casamento e tem apenas um filho para dividir o espaço; pessoas que não querem ou nunca se casaram.
Viajantes – quem está na cidade a passeio ou trabalho e prefere alugar um apartamento do que ficar em hotel.
Além disso, os coworkings, por exemplo, são espaços perfeitos para atender todo este público, seja quem trabalha em casa e quer estar em um escritório com a estrutura completa com wifi e mobília, ou quem veio a cidade a trabalho.
VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
No geral, apartamentos compactos são mais acessíveis e oferecem grande valorização imobiliária, devido a sua localização e infraestrutura completa.
Em caso de locação, o retorno da rentabilidade é maior se comparado ao imóvel padrão, já que muitas pessoas aceitam pagar um valor mais alto para morar em um local com infraestrutura que se adequa ao estilo de vida que almejam.
Por fim, agora que você já sabe as vantagens de morar em um apartamento compacto, confira dicas para explorar cada canto do seu imóvel.
Gostou do nosso conteúdo? Conheça mais da i9 Empreendimentos.