Fachada Ativa: o que é e quais são as vantagens?
Redação por INOV9, 26/07/2023
Fachada ativa é um espaço que pode oferecer bastante conforto aos moradores de condomínios de uso misto (residencial e comercial).
Parece que já foi há muito tempo, mas a pandemia deixou resquícios no comportamento das pessoas até os dias de hoje, principalmente no que se refere à moradia. Localização privilegiada, mobilidade e conforto tornaram-se as principais preferências do público na busca por imóvel.
Dessa forma, os lançamentos dos empreendimentos residenciais se atentaram a esse aspecto, criando espaços inovadores e adaptáveis a esse comportamento.
Além disso, as incorporadoras passaram a resgatar tendências antigas incorporando-as às novas moradias, como é o caso da fachada ativa.
Você sabe o que é? Continue a leitura que explicaremos mais dessa tendência.
O que é a fachada ativa?
Já imaginou ter opções de comércios e facilidades a poucos metros do seu apartamento? É isso que a fachada ativa propõe aos empreendimentos.
Essa tendência de arquitetura consiste em espaços livres no andar térreo do prédio, que são geralmente voltados para criação de estabelecimentos comerciais dos mais variados tipos. Por exemplo, mercados, cafeterias, farmácias, salões de beleza, consultório, padarias e muitas outras coisas.
O principal objetivo é criar um espaço de uso misto: residencial e comercial, oferecendo vantagem para quem mora no condomínio e para quem é empresário e precisa de um bom ponto.
Todo empreendimento pode ter Fachada Ativa?
O Plano Diretor da cidade de São Paulo, aprovado em 2014, com mudanças importantes, estabelece alguns critérios para poder existir uma fachada ativa em um empreendimento residencial.
Segundo a Gestão Urbana SP, os lotes devem conter testada maior que 20m, com a área do térreo destinada a usos classificados nas seguintes subcategorias: usos não residenciais (nR 1) e usos não residenciais toleráveis (nR 2).
Quais as vantagens da fachada ativa?
Valorização e arquitetura diferenciada
Empreendimentos com fachada ativa costumam ter uma boa movimentação de pessoas, atraindo interessados constantemente, seja para moradia ou comércio. Sendo assim, aos olhos do mercado imobiliário, prédios com fachada ativa tendem a ser mais valorizados.
Além disso, uma fachada bem projetada pode contribuir para a integração harmoniosa do edifício com o contexto urbano em que está inserido, respeitando a paisagem e a arquitetura dos ambientes.
→ LEIA TAMBÉM: Diferenciais de lazer: saiba as comodidades que um condomínio pode oferecer
Mais renda para o condomínio
Muitos condomínios podem se beneficiar da fachada ativa, você sabia? Isso porque a locação desses espaços comerciais ajuda diretamente no caixa, pois apesar de não serem moradores fixos do local, ainda precisam contribuir com o rateio condominial.
Facilidade e conforto
Já imaginou ficar com vontade de tomar um café da manhã fresquinho, mas não ter nada disso em casa e apenas descer ao térreo e já encontrar uma cafeteria? Ou caso queira repaginar o visual e cuidar da sua pele e ter um salão ao seu dispor facilmente? Bom, isso e muito mais são algumas vantagens que morar em um empreendimento com fachada ativa pode te proporcionar.
Claro que vai depender de quem aluga ou compra aquele espaço comercial, mas geralmente são empresas de serviços úteis, como padarias, farmácias, lojas de conveniência, salões, livrarias, etc.
Isso facilita o dia a dia do morador que não terá que se deslocar muito, caso necessite de algum produto ou serviço desses locais.
Viu só? Muito além da estética, a fachada ativa é uma forma de integração entre moradores, comércio e cidade. Já pensou em morar em um empreendimento assim? Vale a pena considerar.
Gostou desse texto? Visite nosso blog e veja algumas informações e dicas que podem ser úteis para você nessa! Conteúdo exclusivo com dicas, lifestyle, tendências e muitas novidades.